Exame do Antígeno Carcinoembrionário (CEA)
O exame tem sua principal utilidade no acompanhamento terapêutico e na detecção de metástases dos carcinomas gastrointestinais, principalmente os coloretais. Além de outros tipos de câncer.
Exame do Antígeno Carcinoembrionário (CEA) – Quando é solicitado?
O teste de CEA pode ser solicitado quando os sintomas do paciente sugerem a possibilidade de câncer. No entanto, o CEA é mais útil quando medido em pacientes com cânceres conhecidos por produzirem a proteína antes e durante ou após o tratamento. Também é usado para acompanhar os pacientes após o tratamento.
Exame do Antígeno Carcinoembrionário (CEA) – O que significa resultado do teste
A concentração de CEA no sangue não reflete com precisão o tamanho do tumor, no entanto, nos testes iniciais, os pacientes com tumores menores e em estágio inicial provavelmente terão concentrações baixas, se não normais, de CEA, enquanto pacientes com tumores mais avançados ou tumores que se espalharam por todo o corpo, é provável que tenham inicialmente altas concentrações de CEA. Quando o CEA diminui para concentrações “normais” após a terapia, significa que o tumor produtor de CEA foi removido. Um resultado de CEA em constante aumento pode ser o primeiro sinal de que o câncer retornou.